Como Conciliar Trabalho e Faculdade?

Primeiro, pense positivo! Se você tem essa preocupação de conciliar trabalho e faculdade, saiba que você está no grupo dos privilegiados. Afinal, o Brasil tem mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, segundo o IBGE. Uma parte importante dessas pessoas não conseguiu fazer uma graduação ou uma pós-graduação, então você já está se destacando no mercado de trabalho.

Por outro lado, para atingir os seus objetivos, você não deve ficar tão relaxado. A concorrência no ensino superior também é grande e o mercado está cada vez mais exigente. Você sabia, por exemplo, que o Brasil tem aproximadamente 8 milhões de estudantes na graduação? Uma parte importante desse número pode ser formado por seus concorrentes, direta ou indiretamente. Nesse cenário, você precisa se destacar para conseguir uma boa perspectiva profissional. Isso tudo sem abandonar o seu trabalho atual, é claro, já que essa não é uma época boa para estar desempregado. 

Dicas que vão ajudá-lo a conciliar trabalho e faculdade

Ninguém falou que seria fácil, não é mesmo? Trabalhar e fazer faculdade de forma simultânea não é algo simples, mas também não é impossível. Prova disso são os milhões de brasileiros que já conseguiram um diploma de ensino superior trilhando esse caminho.

Então, a boa notícia é que você está no caminho certo. Os especialistas em carreiras dizem que não existe um bom profissional só com base teórica. Ou seja, conciliar trabalho e faculdade faz parte do seu desenvolvimento e transfere o ensino da sala de aula para uma carreira mais estruturada e objetiva. 

A graduação faz toda a diferença para um profissional, é verdade, mas com a experiência que você está adquirindo no mercado de trabalho o seu currículo ficará ainda mais atrativo para os recrutadores. Isso pode diferenciá-lo de outros candidatos e render boas oportunidades de emprego. 

Para não se perder nesse caminho de múltiplas tarefas e prejudicar a sua rotina de trabalho ou de estudos, confira algumas dicas que vão ajudá-lo a conciliar trabalho e faculdade:

conciliar trabalho e faculdade

1. Faça uma boa gestão de tempo para conciliar trabalho e faculdade

Você já percebeu que o estudo e o trabalho precisam estar juntos, não é mesmo? Principalmente levando em consideração que o seu salário é importante para manter todas as contas em dia e garantir a sua continuidade no curso dos seus sonhos. Mas, para dar conta de todas as tarefas relacionadas com essas duas áreas, será preciso otimizar o seu tempo para conciliar trabalho e faculdade. 

Para isso, procure utilizar ferramentas online e gratuitas que facilitam a gestão do seu tempo e da sua agenda. Teste e veja como alguns calendários – como os disponibilizados pelo Gmail – e plataformas de gestão de tarefas – como Trello e Asana – poderão ajudar nesse processo. 

Caso você não consiga se adaptar com essas opções, sem problemas. A boa e velha agenda física pode cumprir com eficiência essa mesma função. Só esteja atento aos prazos e compromissos, definindo horários e dias para atuar em cada uma das tarefas previstas. Assim, a gestão do tempo, tão fundamental para quem trabalha e estuda, estará garantida.

Independentemente da sua escolha, o resultado será o mesmo: você lembrará das atividades que precisa fazer, organizará seu tempo e ainda diminuirá a ansiedade. Mas, para isso, você pode e deve considerar nessas ferramentas o seu horário de trabalho e deixá-lo todo reservado para fazer suas tarefas profissionais. Assim, você não corre o risco de querer misturar as tarefas da faculdade e do trabalho. Ou seja, quando estiver no trabalho, dedique-se totalmente a ele. Fazendo isso, você não precisará levar atividades para casa.

Procure os “espaços vazios” na sua agenda diária para dedicar tempo para as atividades que envolvem a sua faculdade. Ao fazer isso, você pode maximizar o seu tempo, aproveitando, por exemplo, o período da manhã antes de chegar ao trabalho e o período da tarde antes de começarem as aulas da faculdade. 

Caso você faça deslocamentos para o trabalho no transporte público ou por meios de compartilhamento de viagens, procure aproveitar esse tempo para revisar conteúdos ou, no caso de cursos EaD, assistir a aulas online. Assim, você conseguirá organizar melhor o tempo para conciliar trabalho e faculdade e saberá, em poucas semanas, o período que você realmente tem livre para dedicar-se aos estudos. 

Depois de uma ou duas semanas de experiência organizando a sua rotina dessa forma, preencha na plataforma que você escolheu para fazer a sua gestão de tempo as atividades que irá realizar em cada espaço de tempo livre dos seus dias. Lembre-se: em alguns casos, você não precisará de uma hora inteira para cada atividade. 

Não demore e nem fique perdido na hora de colocar em prática essa estratégia. Pense antes em quais atividades você pode fazer em um determinado período de tempo disponível para otimizar a sua agenda.

2. Aprenda a definir objetivos claros

Além de montar uma agenda, é preciso saber quais são as prioridades de cada dia, semana e mês. Ao fazer a lista de atividades com essa perspectiva de prazos, verifique quais tarefas realmente precisam estar na lista em cada etapa. Isso vai ajudá-lo na missão de conciliar trabalho e faculdade. 

Para conseguir realizar todas as suas tarefas, será fundamental saber definir objetivos que sejam claros e que possam ser realizados no prazo de tempo que você se propõe. Para fazer isso, verifique o tempo que você levará para realizar cada tarefa e seja realista nos prazos estabelecidos. 

Tenha muita clareza sobre o ponto no qual você quer chegar e sobre quais são as suas prioridades para cada período de tempo. Por exemplo: você tem prova agendada na próxima semana e precisa revisar a matéria para garantir uma boa nota. Então, isso precisa ganhar destaque em sua agenda nessa semana. 

No entanto, se nessa mesma semana que antecede a sua prova você também precisa entregar um novo relatório importante no trabalho, o cenário muda. Você deve otimizar o tempo ao máximo durante a semana e dividir espaços na agenda entre essas duas tarefas. 

Conforme a semana avança e um dos dois objetivos (estudar ou trabalhar) fica mais perto do término, diminua o tempo para essa atividade e abra mais espaço na agenda para a outra tarefa. Afinal, ao passo em que suas atividades mudam, a sua rotina também deve ser adaptada.

Pensando nisso, ter um controle dos seus avanços e resultados é primordial para conciliar trabalho e faculdade. Então, para definir objetivos de uma forma mais fácil, sempre que perceber que está perdendo o controle dos seus prazos, pare e revise toda a agenda. 

Além disso, é possível acompanhar o seu progresso em planilhas ou por meio de aplicativos como Google Keep, Evernote e Todoist. Além de liberar espaço na agenda toda vez que você alcança um novo objetivo, com esses e outros aplicativos você terá uma visualização de tudo o que já conquistou nessa missão de conciliar trabalho e faculdade. 

Ao visualizar as suas conquistas e as etapas vencidas você dará mais valor aos seus esforços e se sentirá mais animado para realizar as demais tarefas necessárias para que você atinja os seus objetivos. O aprimoramento constante da sua agenda fará com que você gaste apenas o tempo necessário para cada tarefa, seja ela do trabalho ou da faculdade. Com o tempo, isso se tornará cada vez mais eficiente. 

conciliar trabalho e faculdade

3. Evite a procrastinação que dificulta o processo de conciliar trabalho e faculdade

De nada adianta fazer a gestão do seu tempo com uma agenda completamente organizada e definir objetivos claros se você não cumpre nenhuma das tarefas que você propôs em um determinado prazo. Ao cair nesta armadilha, você estará aderindo à procrastinação que é, simplesmente, o ato de adiar o cumprimento de uma ação que precisa ser realizada. 

Para evitar que isso aconteça, a primeira dica é fazer uma ilustração, um “mapa mental” ou utilizar qualquer outro material – preferencialmente visual – que represente onde você quer chegar no seu futuro profissional. Para isso, você pode até utilizar materiais 100% visuais, mas que simbolizem o ponto em que você quer chegar. 

Por exemplo, você pode utilizar uma foto da companhia dos seus sonhos, as férias que precisam de uma boa grana para acontecer, uma casa própria, o carro zero km ou a família reunida no jardim que ainda não existe. Em paralelo, faça um esquema sobre os passos que você precisa dar para chegar neste objetivo/sonho. 

Com essa meta, ilustração e esquema disponibilizados em um local bem visível do seu quarto ou até na tela do seu celular, faça sempre uma visualização destas informações. Imagine como será alcançar esse objetivo e como a procrastinação impede você de chegar lá. Assim, ficará mais fácil a missão de conciliar trabalho e faculdade.

Além disso, pare de se culpar. Esse ato gasta a sua energia e diminui a sua disposição para encarar os seus desafios. Então, faça uma lista das prioridades que você tem para a sua vida. Inclua a família, os amigos, o lazer, o trabalho, a faculdade e todos os itens que fizerem sentido. Procure fazer isso listando os itens em ordem de importância. 

Assim, quando você perceber que está se desviando do objetivo proposto para fazer atividades fora do contexto, revise a sua lista de prioridades para identificar se aquilo é um momento de procrastinação ou só algo mais importante entre os itens que estavam programados na sua agenda.

Outra dica importante é que você crie barreiras que evitem a procrastinação. Enquanto você está focado em uma atividade, seja ela do trabalho, seja ela da faculdade, bloqueie as notificações das suas redes sociais para evitar que você perca tempo na internet. Cada foto postada no Instagram ou um comentário no Facebook que você visualiza durante uma atividade diminuem a sua produtividade. 

Algumas vezes pode ser útil deixar o celular no modo avião e longe do local de trabalho ou no espaço que você dedica para focar nos estudos. Falando nesse tema, vale montar um espaço  simples, mas confortável e silencioso no qual você pode desenvolver com maior foco e calma as suas tarefas mesmo estando em casa. Dessa forma, ficará mais fácil evitar a procrastinação e conciliar trabalho e faculdade. 

4. Saiba aproveitar o tempo livre

Com tantas tarefas para fazer durante o período da faculdade e ainda trabalhando, você precisa aprender a aproveitar bem o seu tempo livre. Procure dividir esses períodos entre as atividades que não foram concluídas ainda e também prevendo períodos de folga para que você faça atividades relaxantes e prazerosas para o seu corpo e mente.

Caso toda a lista da sua agenda não foi resolvida no tempo previsto, você precisará não apenas ajustar as suas atividades e o tempo para elas como, tão importante quanto isso, terá que aprender a reavaliar as suas expectativas conforme a realidade do seu dia a dia. 

Para ajudá-lo a ter mais tempo para as suas atividades, pode ser interessante trocar o meio de transporte que o leva cotidianamente até a faculdade ou o trabalho. Se você optar por um transporte coletivo, por exemplo, você poderá utilizar o tempo de deslocamento para ler uma apostila da faculdade ou revisar um relatório do trabalho. 

Outra dica é gravar as aulas no celular e ouvir novamente durante esse trajeto no transporte público. Caso você fizer uma graduação online, naturalmente você já terá esses conteúdos disponíveis online, o que facilitará muito a sua rotina. Além de permitir repassar o conteúdo a qualquer momento, esse recurso ajuda você a lembrar de tópicos importantes que poderão ser aprofundados quando você fizer as suas pesquisas na internet. 

Mas algo importante em todo esse processo: saiba que conciliar trabalho e faculdade não tem a ver com esquecer da sua vida social. Manter as suas amizades e dedicar tempo para a família será importante para você manter o seu lado emocional equilibrado. 

Por isso, aproveite o tempo livre também para ter momentos de lazer e para realizar encontros com pessoas que fazem parte da sua vida. Convide a família e os amigos para um passeio no parque, na praia, para um jantar em casa ou para uma bebida no restaurante mais badalado da cidade. 

Esses momentos de descontração também vão ajudar a manter a sua saúde mental em ordem e evitar o estresse excessivo. Esses elementos podem prejudicar a sua saúde e até a sua carreira. Vale o mesmo para atividades básicas, como comer e dormir. Dedique tempo suficiente para elas e esteja em cada momento da forma mais completa possível.

Tem outras dúvidas sobre como conciliar trabalho e faculdade ou se destacar na carreira profissional que você escolheu? Acesse o blog da Estácio para conferir outros textos úteis para quem está buscando ter sucesso na sua profissão! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *